quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Sushi

Sushi, uma das receitas japonesas mais conhecidas!

Ingredientes:

Arroz
3 xícaras de chá de arroz japonês
3 e 1/2 xícaras de chá de água
1 pedaço de Kombu de cerca de 5 centímetros
2 colheres de sopa de Saquê
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de Su
1 colher de sopa de sal
Omelete
2 ovos
1 colher de sopa de açúcar
1 pitada de sal
1 colher de chá de Mirin
2 colheres de sopa de óleo
Camarão
4 camarões graúdos
1 pitada de sal
Algumas gotas de Saquê

Montagem:

3 folhas de Nori tostado de cerca de 20 centímetros
1 pepino tipo japonês
1 colher de sopa de Wasabi ralado ou em pó
100g de salmão defumado
Modo de Preparo
Arroz

Modo de Preparo:

Lavar o arroz e deixar de molho durante 1 hora. Limpar o Kombu com um pano úmido, sem retirar, porém, o pó branco da superfície. Cortar em tiras com uma tesoura. Levar o arroz ao fogo com o saquê e o Kombu. Assim que levantar fervura, retirar o Kombu. Apagar o fogo e deixar descansar outros 15 minutos com a panela tampada. Passar para uma travessa redonda grande. Temperar com a mistura de açúcar, Su e sal. Mexer com uma colher de bambu até esfriar.

Omelete:

Bater os ovos com o açúcar, o sal e Mirin. Colocar o óleo numa frigideira e espalhar os ovos, formando uma omelete. Fritar dos dois lados. Retirar e cortar em tiras.

Camarão:

Descascar e tirar as tripinhas das cabeças dos camarões. Espetar um palito em cada um para ficarem retos ao ferver. Cozinhar com um pouco de água, uma pitada de sal e algumas gotas de Saquê. Reservar.

Montagem do Sushi:

Sobre uma esteirinha de bambu colocar a folha de Nori, aparando-a com uma tesoura para ficar retangular. Espalhar uma camada de arroz e tiras de pepino e de omelete. Enrolar como um rocambole com o auxílio da esteira de bambu, pressionando para que o recheio fique bem homogêneo. Reservar.

Estender outra folha de Nori sobre a esteira de bambu. Espalhar uma camada de arroz. Colocar os camarões e enrolar como um rocambole com o auxílio da esteira de bambu, pressionando para que o recheio fique bem homogêneo. Reservar.

Estender mais uma folha de Nori sobre a esteira de bambu. Espalhar uma camada de arroz. Colocar uma fileira de raiz forte ralada (se for fresca), ou misturada com água (se for em pó) e tiras de salmão defumado. Enrolar como um rocambole com o auxílio da esteira de bambu, pressionando.

Cortar os rolos de arroz com uma faca afiada em pedaços de 2 centímetros. Arrumar os Sushi coloridos numa travessa redonda laqueada ou de madeira, dando um belo efeito visual ao prato.

Todas pessoas abaixo tem o mesmo interesse que você, siga você também

Postagens populares

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"